Integração Sensorial

Mais um grande passo para a reabilitação do Rafa realizamos hoje. Chegou em nossa casa os aparelhos de TERAPIA de INTEGRAÇÃO SENSORIAL, com ajuda da empresa CATERPILLAR e da Enfermeira RAQUEL ( Um ANJO de pessoa), adquirimos os aparelhos, Orbitador Fixo, Cavalete, Balanço, Rede e também a Tartaruga, juntando com os outros aparelhos que o Rafa já possui montamos uma excelente sala de terapia para o Rafa.
Um pouco sobre a terapia de Integração Sensorial: Tem o uso de atividades objetivas para as crianças que envolvam a promoção e controle de estímulos sensoriais, atividades estas que vão elucidar respostas adaptativas que integram os estímulos, a promoção e controle de estímulos sensoriais aumenta as oportunidades para receber, filtrar e organizar informações sensoriais, respostas adaptativas melhoram a habilidade para responder apropriadamente às várias demandas do ambiente. Por hipótese, a ênfase esta em aumentar o processamento de informações sensoriais dentro do sistema nervoso. A terapia tem melhores resultados quando a criança quer estímulos.

O princípio central da terapia é fornecer e controlar a entrada de estímulos sensoriais, especialmente o estímulo do sistema vestibular(,O aparelho vestibular é o órgão que detecta as sensações de equilíbrio corporal de fundamental importância no relacionamento espacial do organismo com o ambiente. Assim, é necessária uma perfeita integração entre a visão, a sensibilidade proprioceptiva e o aparelho vestibular. .

O equilíbrio humano é uma complexa tarefa motora que envolve a detecção sensorial dos movimentos do corpo, a integração das informações sensoriomotoras no sistema nervoso central e a execução das respostas músculo esqueléticas apropriadas .O sistema vestibular através dos movimentos oculares estabiliza o eixo visual e auxilia em evitar o deslocamento das imagens na retina). das articulações, músculos e pele de tal forma que a criança espontaneamente forma as respostas adaptativas que integram todas as sensações.
Fazer esta idéia funcionar com a criança disfuncional requer um terapeuta experimentado e uma ampla sala com muitos equipamentos simples, porém especial. Quando o terapeuta esta fazendo o seu trabalho eficientemente a criança esta organizando o seu sistema nervoso e parece que a criança está simplesmente brincando.

Apresentação da Sala de Integração Sensorial

Ao planejar uma sessão de tratamento, é essencial dar um ambiente seguro. O equipamento pode ser muito móvel, instável e rápido para desafiar os vários sistemas sensitivos da criança. Durante o tratamento, é importante incentivar a criança a ser tão ativa quanto possível. Abaixo segue os objetivos do tratamento e os tipos de equipamentos usados para auxiliar a criança a atingir os objetivos terapêuticos.

Tartaruga: A posição prono estimula certos receptores da gravidade, conforme a criança desce a rampa, a aceleração ativa outros receptores da gravidade bem como os receptores semicirculares de canais, conforme os desafios aumentam, as rajadas de estímulo vestibular abrem caminhos para muitas partes do seu sistema nervoso. O estímulo forte ativa reflexos ainda não desenvolvidos no passado, estes reflexos seguram cabeça e pernas para cima contra a força da gravidade. A contração dos músculos do pescoço e o movimento dos olhos conforme eles acompanham o que está acontecendo enviam impulsos proprioceptivos, onde eles interagem com o estímulo vestibular
Cama elástica: Pode ser de variados tamanhos, deve ter uma distância segura do chão e ser acolchoada nas extremidades. Principalmente estimula o sistema vestibular e proprioceptivo. Provoca estímulos sensoriais em todas as articulações, pele e músculos da criança, o que vai gerar respostas motoras. Conforme as crianças gradualmente vai dominando estas sensações e respostas, o seu cérebro aprende a modular a atividade sensorial e forma uma percepção corporal mais precisa.
Piscina de bolinha: É uma piscina de tamanhos variável, cheio de bolinhas plásticas coloridas. Estimula os sistemas proprioceptivo, tátil e visual. A estimulação tátil pode ter tanto um efeito facilitatório quanto inibitório, dependendo de qual parte do corpo são estimuladas. Não só em relação à estimulação das bolinhas na pele da criança, mas também a estimulação de escovar ou esfregar a pele, o que depende se a estimulação é leve ou profunda. Quase invariavelmente, a resposta da criança ao estímulo sensorial é um bom guia do quão o cérebro dela está integrando as informações. As sensações de pressão profunda freqüentemente ajudam a organizar uma criança tatilmente defensiva, hiperativa ou distraída. No caso das bolinhas, a cor estimula a visão, a piscina fornece uma sensação de profundidade e o contato das bolinhas na pele são informações que serão processadas e integradas no cérebro.
Bolas, rolos, colchões, colchonetes, tapetes e materiais texturizados: É utilizada de várias maneiras, estimula o sistema proprioceptivo, tátil e vestibular, serve de base para outras atividades. Pode ser associado a outros materiais, como cama elástica e no balanço, Dão superfície de movimento para facilitar ajustes posturais e reações de equilíbrio, dependendo da velocidade do movimento, podem ser relaxantes ou estimulantes.


Apresentação dos Equipamentos Suspensos:

Os principais são o balanço, a rede, a plataforma, o rolo e o cavalo, cada um tem suas adaptações, como cunha, rolos e bolas. Deitar no balanço e ficar suspenso sobre o solo requer um bom padrão de flexão, este padrão está fortemente arraigado no sistema nervoso. Agarrar-se é o primeiro movimento corporal que uma criança faz, e dessa forma acaba fornecendo o embasamento para o desenvolvimento de funções sensório-motor. Agarrar-se em um balanço preenche alguns dos passos de desenvolvimento básicos e torna mais fácil para a criança desenvolver o planejamento moto.
Balanço: A criança fica sentada no balanço, conforme a criança segura, ela recebe muita estimulação tátil do revestimento do material, muitos estímulos proprioceptivos dos músculos que estão se contraindo para segura-lá no balanço e estímulos das articulações e uma grande quantidade de sensações vestibulares oriunda do movimento do balaço. A excitação, que age através do sistema límbico e do sistema de ativação reticular ajuda a criança a se segurar mais forte no balanço, conforme vai mais alto. O balanço, assim como os outros aparelhos, ajuda a desenvolver respostas posturais e de equilíbrio, incentiva a flexão anti-gravidade ou o equilíbrio postural na oposição sentada.
Rede: A rede é feita de nylon com uma trama larga, de modo que a criança mesmo balançando visualiza o ambiente externo. A estimulação vestibular pode ser efetuada de varias maneiras: deitada em prono, supino, de lado ou sentada, a rede é um suporte que envolve a criança, promove segurança gravitacional, pode deitar em prono, decúbito dorsal e sentar. Fornece experiência de movimento, que pode ser usado para aumentar gradualmente a tolerância ao movimento.

Vamos lá Rafa ......

Bjos ate mais Nanda.

8 comentários:

  1. Obrigada Fofa, que DEUS abençoei sua familia também. Bjos

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  2. Sou professora e trabalho em um nucleo de atendimento a crinças com paralisia cerebral, fico feliz em saber que ixistem pais tão dedicados. Parabéns!!! felicidades e um grande beijo pro Rafa.

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  3. oi! Nanda! Meu nome é Adrianna e tenho uma filha com sindrome de emanuel e estou querendo fazer uma sala igual para ela,parabéns para vcs e para o Rafa de ter uma familia especial.

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  4. Oi Adrianna, a sala de Integração Sensorial e sensacional. O Rafa melhorou bastante apos a chegada da sala. Não conhecia a Sindrome do seu Filho. Mais fico feliz em saber que ele tem uma familia dedica. Obrigada pelos elogios. Beijos. Sua familia também é especial.

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  5. Meus parabens pelo compartilhamento de informações e esclarecimentos. Há muita falta de blogs como esse, que inspiram outros pais sobre a necessidade da promoção de reabilitação.

    Estamos no limiar de grandes descobertas na neurociência, e prevenir deformidades e contraturas, assim como estimular todos os aportes sensorio-cognitivos é muito importante.

    Como criadora desses equipamentos há 21 anos, só posso congratular-me com vocês e com vossa dedicação.

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  6. Oii Gisleine M. Philot, foi uma honra receber vc aqui no Blog do meu filhote. Obrigada pela sua visita. Parabéns pela dedicação, seu trabalho esta sendo muito importante para nós.

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  7. Oi Nanda ! Parabéns pela dedicação com seu filho Rafael !
    Deus os abençoe agora e sempre !
    Nanda, Tenho um filhinho de 6 anos autista e vc deve saber como é difícil encontrar profissionais capacitados aqui em Piracicaba.
    Você teria indicações de profissionais de Integração sensorial e/ou musicoterapia para compartilhar comigo por favor ?
    Faz anos que procuro referências em Piracicaba, mas está difícil.
    Se vc puder me ajudar, agradeço demais !
    obrigado.
    Marcelo (pai do Matheus)
    E-mail : papaisonrise@yahoo.com.br

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