quarta-feira, 8 de junho de 2011

Relato da Fisio da Toxina BOTULÍNICA

Oi Amigas (os), depois da aplicação da Toxina Botulínica, a Fisio do Rafa a Mônica escreveu uma postagem para explicar um pouco melhor essa tratamento na area de Fisioterapia. Segue a nota abaixo.
Beijos Nanda, mamãe do Rafa.
 Fofo_1 A Fisioterapia tem como objetivo a inibição da atividade reflexa anormal para normalizar o tônus muscular e facilitar o movimento normal, com isso haverá uma melhora da força, da flexibilidade, da amplitude de movimento, dos padrões de movimento e, em geral, das capacidades motoras básicas para a mobilidade funcional. As metas de um programa de reabilitação são reduzir a incapacidade e otimizar a função.
  As injeções de Toxina Botulínica ainda abrem a possibilidade de uma janela terapêutica, durante a qual a cinesioterapia deve ser intensificada no primeiro dia após a aplicação por um período de 10 a 15 dias consecutivos, aproveitando o momento de relaxamento para criação de novos padrões de movimentos, levando a uma melhora funcional.
  Após a aplicação da Toxina Botulínica pode-se utilizar tala, órtese; visando: alongamento e prevenção de contraturas das estruturas músculo-tendíneas; diminuição do tônus e aumento de limiar de reflexo de estiramento; melhora biomecânica da postura e prevenção de lesões teciduais e estabilidade articular.      
  A espasticidade é uma das situações clínicas que maisST833752 impõe dificuldades ao processo de reabilitação, visto que impede a mobilização do músculo ou grupo muscular onde está instalada. Consequentemente, afetando o posicionamento, a deambulação, a alimentação e a performance nas atividades da vida diária, o que obviamente, interfere negativamente no restabelecimento do segmento. Portanto, ela sempre foi um obstáculo a ser vencido pelo fisioterapeuta e pelo próprio paciente. A Toxina Botulínica foi uma das soluções encontradas pela ciência para auxiliar a terapia do paciente espástico. E como sua eficiência tem sido comprovada ao longo dos anos e, principalmente, sem oferecer efeitos colaterais ao paciente, tornou-se uma arma importante na reabilitação e, como tal, deve ser utilizada, de maneira adequada para melhorar a qualidade de vida do paciente.
Mônica Mª. C. Hessel Michelato
Fisioterapeuta CREFITO 3/10.775

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo(a) e obrigada pela visita!

Eu gosto de conhecer meu(minha) leitor(a)! Se você usar OpenId, perfil fechado ou anônimo, assine o comentário com seu nome e me deixará muito feliz!

Em breve responderei seu comentário. Obrigada, bjos Nanda.