
A Fisioterapia Respiratória pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das pneumopatias(qualquer anomalia dos pulmões), através de exercícios e/ou manobras manuais, com o objetivo de estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional no intuito de reduzir os gastos energéticos durante a respiração, capacitando o indivíduo a realizar as mais diferentes atividades de vida diária sem promover grandes transtornos e repercussões negativas em seu organismo.
Com base nas alterações apresentadas por cada paciente, selecionam-se os procedimentos fisioterapêuticos mais adequados. Dentre as condutas existentes podemos destacar
- Educação e conscientização do paciente sobre a doença, sua prevenção e seu tratamento.
- Orientação da forma correta e mais adequada de respirar.
- Exercícios respiratórios com várias funções: alongamento muscular, fortalecimento muscular, mobilização da caixa torácica, correção das alterações e defeitos posturais.
- Manobras manuais específicas para desobstrução ("limpeza") das vias respiratórias.
- Orientações gerais sobre inalação, hidratação e atividades esportivas recomendáveis.
As condutas destacadas são as realizadas no tratamento do Rafael, “quando necessário”.Bom amigas(os) ficou bem melhor assim.
Beijos Nanda mamâe do Rafa.
Oi, adoro o seu blog, por isso têm selinhos para você em meu blog.
ResponderExcluirBjs
Oii Carol, obrigada querida. Quando iniciei o BLOG do Rafa nunca imaginei receber esse carinho, e de conhecer pessoas maravilhosas. Obrigada. Bjs
ResponderExcluirColoquei um link para o seu blog, adoro suas postagens. Parabéns.