sábado, 13 de novembro de 2010

Método Bobath

Bobath é uma abordagem terapêutica e de reabilitação, desenvolvida para o tratamento de adultos, crianças e bebês com disfunções neurológicas, tendo como base à compreensão do desenvolvimento normal, utilizando todos os canais perceptivos para facilitar os movimentos e as posturas seletivas que aumentam a qualidade das funções.
  A Bola de Bobath é um dos equipamentos mais utilizados neste conceito. Outros equipamentos são: o rolo, o andador, o espelho, etc... A indicação do(s) equipamento(s) depende(m) do comprometimento neuro-motor e da inabilidade dos movimentos de cada paciente.
O tratamento realizado pela Fisioterapia inclui movimentos ativos e passivos, mas só os ativos podem dar as sensações essenciais para a aprendizagem dos movimentos voluntários. 
OBJETIVO 
  O objetivo dessa técnica é diminuir a espasticidade muscular e introduzir os movimentos automáticos e voluntários, a fim de preparar o paciente para os movimentos funcionais, onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimentos mais normais, facilitados.
  O Método Bobath trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, solicita-se ajustamentos automáticos na postura, a fim de produzir reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio.
  A facilitação, então, baseia-se nas reações de endireitamento (são reações estático-cinéticas que estão presentes desde o nascimento e se desenvolvem, obedecendo a uma ordem cronológica) e nas reações de equilíbrio, a partir dos movimentos que produzem adaptações posturais possíveis para mantê-lo. Dentro da compreensão do movimento normal, incluindo a percepção, usa-se a facilitação de movimentos e posturas seletivas, objetivando-se um aprimoramento da qualidade de vida do paciente.
INDICAÇÕES DO MÉTODO 
-Variar posturas; -Aumentar o controle sobre esta postura; -Simetria do corpo; -Alongamento; -Propriocepção; -Aumentar ou diminuir tônus muscular; -Estimular reação de proteção e equilíbrio; -Estimular extensão de cabeça, -tronco e quadril nas crianças hipotônicas; -Suporte de peso para as mãos; -Trabalhar as rotações do tronco; -Trabalhar a dissociação de cintura pélvica e escapular, facilitando a marcha. 
ESTIMULAÇÃO PRECOCE

  É aplicado no tratamento precoce de bebês abaixo de um ano, antes que se estabeleçam desordens de postura e movimentos, que em muitos casos podem ser evitadas. O tratamento inclui movimentos ativos e passivos. É uma técnica de reabilitação neuromuscular, que usa reflexos e estímulos sensitivos para inibir ou provocar uma resposta motora, preparando para os movimentos funcionais.
  Os pontos chaves de Bobath correspondem às partes do corpo onde o tônus anormal pode ser inibido e os movimento normais facilitados, solicitando ajustamentos automáticos da postura e produzindo uma atividade através de reações automáticas de proteção, endireitamento e equilíbrio. 
OS PRINCÍPIOS DE BOBATH

  Padrão muscular mais próximo do normal; Abordagem de posturas de inibição reflexa; Suprimi padrões anormais antes que possam ser introduzidos; Paciente recebe o máximo de informações proprioceptivas e esteroceptivas, seja no nível automático, seja em um nível voluntário;
Tratamento individualizado; Paciente deve ser visto sob um aspecto global.
  


    Bom é isso o tratamento do método BOBATH que o Rafa realiza a anos Bjos Nanda mamãe do Rafa.

Um comentário:

  1. Olá, sou estudante de Fisioterapia e fiquei muito feliz ao vê o seu blog. É muito importante para outras famílias e também para os profissionais da área da saúde que você compartilhe as experiências do seu filho.
    Estava procurando imagens sobre o método Bobath, para apresentar um trabalho. Espero que não tenha agido errado pegando as fotos do Rafa.
    Parabéns pela força e espero que seu filho se desenvolva cada vez melhor.
    Um abraço!

    ResponderExcluir

Bem-vindo(a) e obrigada pela visita!

Eu gosto de conhecer meu(minha) leitor(a)! Se você usar OpenId, perfil fechado ou anônimo, assine o comentário com seu nome e me deixará muito feliz!

Em breve responderei seu comentário. Obrigada, bjos Nanda.